Dia a dia no Recanto

MIB - Projeto Era Uma Vez...

Era uma vez...

 Com a tecnologia cada vez mais presente e fixa em nosso cotidiano o lazer passivo dos celulares, tablets e jogos digitais se tornaram principal fonte de distração para crianças e adolescentes, por isso os contos se tornam passagem para um mundo mágico, onde a única regra é deixar a imaginação livre e viver cada história...

Pensando nisto, criamos o projeto “Era uma vez...” que teve como objetivo despertar em nossos alunos, o interesse natural e prazeroso pela literatura, criando oportunidades para refletir sobre suas atitudes e princípios.

O papel do Recanto Infantil neste projeto foi dar vida a fantasia, deixar as histórias ainda mais encantadoras, mergulhar no universo da imaginação e mostrar que o hábito de ler é indispensável para uma mente ativa, criativa e saudável.

É importante lembrar que as crianças aprendem de maneira  significativa, por meio das experiências que observam, reproduzem e vivenciam por isso as histórias infantis são tão importantes.

Sabemos que as fábulas são pequenas narrativas que transmitem ensinamentos, lições e valores. Esses contos costumam tratar de assuntos gerais do cotidiano das crianças, trazendo personagens com características “reais” que possuem qualidades e defeitos, sendo assim, eles cometem erros e acertos.

Vivendo a magia de cada história, tendo contato com o enredo e convivendo com os personagens e suas aventuras, nossos alunos participaram de uma troca única e um aprendizado prazeroso, divertido e autêntico.

O que tornou o “Era uma vez” um projeto  diferenciado é que além de transmitir conhecimento, fez com que nossos alunos refletissem sobre seus posicionamentos e atitudes, ajudando a criar valores permanentes na vida de cada um.

As crianças do MI-B adoraram conhecer o conto da "Dona Baratinha"...

Todos os dias “Dona Baratinha deixava “objetos” pela sua passagem como: laço de fita, gravata borboleta, moedas, vassouras e uma caixinha. As crianças ficavam ansiosas para chegar no outro dia e ver qual objeto Dona Baratinha tinha esquecido em nossa sala.

Como ela deixou “pistas” que estava na escola, fizemos um passeio com lupa no jardim sensorial para encontra-la. Também encontramos moedas perdidas que as crianças ajudaram a recolher e a contar.

Em um passeio na FeliCidade, ajudamos a varrer toda a casa da Baratinha, cada criança recebeu uma vassoura e pá e eles adoraram ajudar nesta tarefa de casa.

Divertido mesmo foi andar com chinelos especiais que tinham as pegadas dos animais da história, a turminha amou carimbar todas as pegadas no papel esticado no chão.

Todas as atividades foram preparadas com carinho, e a cada dia as crianças estavam mais envolvidas e motivadas.

As tarefas não paravam e muitas descobertas eles fizeram.

Foi um projeto encantador e percebemos a felicidade e o desenvolvimento de cada aluno.

Parabéns turminha. 

Compartilhe

Comentários