Dia a dia no Recanto

JIIB - Projeto Era Uma Vez...

Era uma vez...

 Com a tecnologia cada vez mais presente e fixa em nosso cotidiano o lazer passivo dos celulares, tablets e jogos digitais se tornaram principal fonte de distração para crianças e adolescentes, por isso os contos se tornam passagem para um mundo mágico, onde a única regra é deixar a imaginação livre e viver cada história...

Pensando nisto, criamos o projeto “Era uma vez...” que teve como objetivo despertar em nossos alunos, o interesse natural e prazeroso pela literatura, criando oportunidades para refletir sobre suas atitudes e princípios.

O papel do Recanto Infantil neste projeto foi dar vida a fantasia, deixar as histórias ainda mais encantadoras, mergulhar no universo da imaginação e mostrar que o hábito de ler é indispensável para uma mente ativa, criativa e saudável.

É importante lembrar que as crianças aprendem de maneira  significativa, por meio das experiências que observam, reproduzem e vivenciam por isso as histórias infantis são tão importantes.

Sabemos que as fábulas são pequenas narrativas que transmitem ensinamentos, lições e valores. Esses contos costumam tratar de assuntos gerais do cotidiano das crianças, trazendo personagens com características “reais” que possuem qualidades e defeitos, sendo assim, eles cometem erros e acertos.

Vivendo a magia de cada história, tendo contato com o enredo e convivendo com os personagens e suas aventuras, nossos alunos participaram de uma troca única e um aprendizado prazeroso, divertido e autêntico.

O que tornou o “Era uma vez” um projeto  diferenciado é que além de transmitir conhecimento, fez com que nossos alunos refletissem sobre seus posicionamentos e atitudes, ajudando a criar valores permanentes na vida de cada um.

O Elefante vai viajar e resolve dar uma festa de despedida.

Ele quer tirar uma foto para guardar de recordação, e o esquilo sugere que os convidados façam uma pose de costas para a câmera.

Quando vai tirar a foto, o elefante percebe que há um penetra na festa de quem será aquele rabinho?

A partir desta história que os alunos do Jardim II B viajaram no mundo da imaginação, fantasia, da criatividade, do encantamento, da descoberta, da informação e do conhecimento.

Um mundo em que é possível compreender e expressar emoções, sentimentos, vivências, dúvidas e saberes.

Com este conto “Sabe de quem era aquele rabinho?” desenvolvemos noção de matemática, linguagem, expressão corporal e ciência.

No primeiro momento lemos a história sem revelar o final da mesma e deixamos que eles imaginassem de quem era aquele rabinho?

Levantaram hipóteses para esta descoberta e para enriquecer ainda mais este momento, montamos uma divertida eleição para eleger o dono do “RABO”.

Foi um momento de grande diversão e aprendizagem!

Todos tiveram uma oportunidade para voltar como: Os alunos, os pais e funcionários da escola.

Quem será que foi o campeão?

As urnas foram abertas e foi anunciado o ganhador...

O cachorro, candidato do aluno Pedro Henrique, foi o vencedor!

Obrigada a todos os pais pelo envolvimento neste projeto.

Compartilhe

Comentários